sexta-feira, 18 de junho de 2010

…NISSO PENSAI!




Filipenses 4

6-Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
7-E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
8-Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
9-O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.



Amigos leitores, que a Paz de Deus esteja convosco!

Bem sabemos que o mundo hoje está cada vez pior, como diz a Palavra de Deus, estamos nos finais dos tempos, assim sendo, temos visto o amor de muitos se esfriarem. O amor por Deus, o amor pelo próximo… a cada dia vemos mais barbaridades perto de nós! Assim como acompanhamos nos jornais: homens e mulheres, jovens e adultos, praticando as mais horríveis crueldades, como pedofilias, suicídios, homicídios. E logicamente, ficamos assustados com tudo isso!

Também é do conhecimento de todos a quantidade de pessoas que estão com as mentes doentes devida a tanta pressão dos dias que vivemos, como por exemplo, a depressão. Com conhecimento empírico e algumas pesquisas superficiais, sabemos que estas doenças se desenvolvem por conta da tristeza e falta de esperança. As pessoas ficam tão tristes, tão decepcionadas, admitindo que estes sentimentos dominem os seus pensamentos e corações, acabando por permitir que estas emoções negativas guiem suas atitudes. Assim sendo, o corpo começa a responder ao cognitivo com uma descompensação química no cérebro. E existem casos tão sérios que as pessoas se vêem necessitadas de tratamento e remédios. Este é o ciclo natural da tristeza e da falta de esperança.

O que gostaria de apresentar-lhe de interessante, e é aí o embasamento bíblico do texto base, é que não precisamos nos afundas em tristezas, podemos quebrar este “ciclo natural” aprendendo e vivendo perto de Deus. Vocês já presenciaram alguma pessoa não passar por dificuldades nesta vida??? Seja ela de cunho espiritual, sentimental, material, secular, familiar? A vida é assim meus irmãos, assim como os que servem a Deus também passam por dificuldades (este é assunto para outro artigo).

Novamente com o conhecimento empírico, falo a vocês, que o ser humano tem pensamentos automáticos. Quando você vê, você já está pensando em determinado assunto e são estes pensamentos que acabam dominando a mente de muitas pessoas, levando-as a tristezas profundas. E como posso fazer pra me livrar deles e não alimentar a tristeza? A resposta está em Filipenses 4: 8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”

Quando exercitamos esta “técnica” poderemos ver a glória de Deus nas nossas vidas. Assim como no v. 7-”E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. “



Amados irmãos, se praticarmos estes ensinamentos, e em oração apresentarmos as nossas petições e preocupações a Deus, iremos passar pelo deserto em paz. Em alguns momentos difíceis das nossas vidas, nos entregamos à melancolia, e estes sentimentos não acrescentam em nada nas nossas vidas. Pelo contrário, só nos fazem sentir derrotados e fracassados.

Logicamente, existem pessoas, que sofrem muito por perderem pessoas queridas do vínculo familiar, ou passam por situações extremas de vida ou morte. Mas, mesmo assim, que possamos administrar a nossa dor em Cristo Jesus. Não sabemos como Ele faz pra nos envolver em tão grandiosa paz, e por isso o versículo fala que “excede todo o entendimento”… assim, a Paz de Deus guiará os nossos sentimentos e corações…. obviamente, guiando também as nossas atitudes.

Na prática irmão, este ensinamento bíblico é algo rápido e com o tempo isso se torna um hábito e Deus certamente se agradará de nós, porque, verdadeiramente estaremos confiando as nossas vidas e os nossos problemas aquele que pode resolver.

Vamos supor, um irmão que perde um emprego de 10 anos. Normalmente ele ficará triste, pensativo. Avaliações são necessárias para o crescimento. No entanto, quando este sentimento começar a sufocar com muita tristeza, está na hora de “puxar” o pensamento, rapidamente, para algo agradável, como descreve em Filipenses 4:8. Um exemplo seria entoar um louvor a Deus, ou ler a bíblia, ou até mesmo, proclamar um versículo bíblico como por exemplo: “Eu é que sei que pensamentos que tenho sobre vós, pensamentos de paz e não de mal para um futuro e uma esperança” ou ainda “somos mais que vitoriosos por aquele que nos amou, Jesus Cristo”.

Não estou falando irmãos, que devemos viver irresponsavelmente e sair causando problemas, ou não meditar e reavaliar atitudes que não condizem com o padrão ou causam transtornos.

Estou sim, afirmando, de acordo com a Palavra de Deus, que não precisamos deixar que as circunstâncias nos sufoquem, de tal forma que nos entreguemos às tristezas, causando problemas mais graves nas nossas vidas e saúde. Somando ao fato de que Deus tem muitas promessas para nossas vidas, como a vida eterna, esperança, amor de Deus, prosperidade… Deus sempre afirma que cuida de nós. Basta tornarmos a leitura bíblica e a oração uma prática diária para que as maravilhas de Deus possam ser reveladas a nós e assim tenhamos qualidade nas nossas vidas.

Fraternalmente, com amor!
Latife Chalabi


Fonte:http://www.umtempo.com.br/index.php/2010/05/nisso-pensai/

2 comentários:

  1. Ola Elias!

    Graça e Paz!

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

    Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo Fernandes

    http://www.genizah.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita irmão, com certeza vou retribuir!!!

    ResponderExcluir