sábado, 26 de junho de 2010

A Onda - Uma visão perturbadora da Igreja

Por indicação do meu amigo Johnny e também pela leitura de um post no blog do Hermes, estou assistindo ao filme alemão A Onda. Uma visão perturbadora sobre controle, disciplina exagerada, manipulação de um grupo, liderança fascita. Uma das idéias propostas é a eliminação das diferenças.

Isto me assustou muito. Me assustou inclusive pelo que aconteceu ao comentar algo no blog do Hermes. Simplesmente porque eu destaquei o fato de que não devemos padronizar opiniões. Fui rebatido, pois querem que nós cristãos não tenhamos opinião. Ou que nossa opinião seja sempre aquela que é a do crítico.



O filme é muito intenso e com certeza mexe com algumas questãos importantes. A mais forte delas é a idiotice do grupo sem opinião. Nesse ponto sou obrigado a concordar com muitos cristãos que estão decepcionados com lideranças evangélicas brasileiras - que nos impõe uma liderança que se torna inquestionável, blindada, guardada em torres fortes.

Os membros da "Wave" do filme elegeram seu professor como líder. E quem ousou questionar essa "liderança" foi lançado fora da onda. Típico caso de poder do grupo sobre o indivíduo. Muitas denominações tem sobrevivido desta forma: líderes poderosos e carismáticos cegam seus liderredados e os fazem capazes de excluir qualquer um que pense diferente.

O mais triste é que muitos não enxergam, como acontece no filme, que estão fazendo exatamente isto. No caso da Igreja e do Evangelho o mais triste é que ao agir assim estamos descumprindo a Lei de Cristo: amor a Deus e ao outro.

A Onda mostra como o uso de palavras de ordem, gritos de guerra e chavões pode mais desinformar do que produzir forma crítica. No final de tudo, o líder / professor acaba trazendo a tragédia para dentro do movimento (versão alemã do filme). Triste comparação: quantas mortes de cristãos pensantes ainjda teremos em nosso meio, fruto da insensibilidade de líederes e liderados?

Veja o filme, construa sua opinião e seja capaz de conviver com diferentes.

FONTE:http://marcusviniciuscomenta.blogspot.com/2010/06/onda-uma-visao-perturbadora-da-igreja.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário